domingo, 30 de outubro de 2016

Reflexões de um educador em formação diante das ferramentas tecnológicas de caráter educacional.


Alini Taufer Jobim

Ao iniciar minhas reflexões a respeito do tema, quase que instantaneamente me vem à lembrança o quão rápido foi o surgimento das tecnologias modificando toda nossa maneira de viver, nos comunicar, aprender e consequentemente de ensinar.

Enquanto busco me aperfeiçoar como educadora em uma época em que as tecnologias se revestem de tão grande importância, recordo-me que, na minha própria formação nada disso era realidade. O professor praticamente fazia uso apenas do livro didático e de seu conhecimento sobre o assunto para conduzir o processo de ensino-aprendizagem.


A atualidade exige bem mais que isso, pois as novas tecnologias em todos os campos de ação humana foram permeando para dentro das salas de aula, exigindo dos professores não mais apenas ensinar, mas sobretudo, levar o aluno a “aprender a aprender” e a como se utilizar de todos os recursos tecnológicos disponíveis para atingir esses objetivos. Aí reside uma das novas competências exigidas do professor na contemporaneidade, fazer a mediação pedagógica para que isso aconteça, o que também exigirá uma preocupação com sua constante qualificação nesse sentido.

Sim, o professor precisa inteirar-se das possibilidades dos recursos e do potencial das ferramentas, articulando-os aos objetivos pedagógicos e ao processo, sem obrigatoriamente ser um especialista. De certa forma, isto me tranquiliza diante do universo de técnicas e tecnologias que surgem diariamente no campo da educação, pois praticamente seria impossível o domínio de todas elas. 


Constata-se que o mais importante neste processo é orientar o aluno a desenvolver a capacidade de, com autonomia e responsabilidade, se utilizar desses recursos para sua formação, adaptando-se à nova realidade que o mundo vive, e buscando de forma proativa o conhecimento, sobretudo de maneira a promover sua capacitação continuada.



Assim, o aluno precisa entender que a tecnologia não é o elo central do conhecimento, mas colabora como um importante meio para a construção dele, e que é necessário seu pensamento reflexivo para o seu contexto, e para a resolução de problemas na sua realidade de vida, atuando de forma comprometida em uma aprendizagem significativa, autônoma e transformadora.






O uso das tecnologias não se limita a que o aluno entre para o mundo virtual, mas possibilita a interação entre os sujeitos, que é muito mais que a simples troca de informações. É conhecer a realidade do ponto de vista do sujeito que se interage, e a partir daí, colaborar na resolução de problemas, do contrário, estaríamos “informatizando o ensino tradicional”. Este acompanhamento proporcionado pelas ferramentas de tecnologia na interação entre os sujeitos, ganha grande importância na tutoria exercida pelo professor, que deve estimulá-la propondo metodologias criativas e o uso de ferramentas tecnológicas que a favoreçam. 

Por fim, é inegável que as TICs, através de seus recursos disponíveis, ampliaram as possibilidades das ações educativas e proporcionaram novas oportunidades tanto para professores quanto para os alunos, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem e criando novas relações e rotinas, no entanto, como qualquer outra ferramenta utilizada pelo professor, deve estar a serviço dos fins educacionais.

4 comentários:

  1. Olá Alini!

    senti sua falta no nosso encontro presencial. Gostei do que vi por aqui. Continue construindo postagens dialógicas e hipertextuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena professora Rita, tive compromissos. Obrigada pelo comentário no meu blog e pela valiosa orientação. Está sendo uma experiência muito proveitosa.

      Excluir
  2. Muito bom o texto Alini! Realmente, o avanço da tecnologia evoluiu muito rápido e não deve ser ignorada, mas sim ser usada de forma correta e favorecendo o aprendizado do aluno. Gostei muito! (Bruna Jobim)

    ResponderExcluir
  3. Assunto muito importante e atual! Parabéns pela abordagem!

    ResponderExcluir