quarta-feira, 23 de novembro de 2016

USO DIDÁTICO DE FERRAMENTAS ON LINE


Neste mundo globalizado, é cada vez maior a utilização das novas tecnologias nas salas de aula. Desta forma, é necessário e essencial que nós, educadores, possamos acompanhar o desenvolvimento tecnológico para assim auxiliar e facilitar o aprendizado dos alunos. 

E nesse sentido, as novas tecnologias se tornam relevantes e indispensáveis ferramentas para os educadores e conquistam efetivo e importante espaço nas salas de aula.

As ferramentas disponíveis atualmente propiciam uma infinidade de possibilidades e alternativas estimulantes e criativas a serem exploradas pelo educador, enriquecendo e dinamizando sua atuação e, em consequência, o aprendizado dos alunos.

Como exemplo disso, a ferramenta (link abaixo) pode ser utilizada no ambiente escolar como facilitadora do aprendizado. Já fiz uso deste recurso em minha atividade de Design de Interiores, durante uma aula ministrada sobre o assunto iluminação de ambientes residenciais, como forma de reforçar o conteúdo específico que estava trabalhando.

Trata-se de uma aplicação desenvolvida em flash, disponibilizada no site (on line) de uma fabricante de artigos para iluminação e que aproveitei como recurso didático.

A aplicação simula um ambiente de sala de estar, em que é possível obter diversos efeitos de iluminação clicando nos controles abaixo da cena, ligando ou desligando as luminárias. Destaco que cada tipo de lâmpada tem um tipo de aplicação diferente, de acordo com seu uso e efeito pretendido.

Deixo o link abaixo para acesso e experimento do simulador. Espero que gostem e estimule sua criatividade para o uso didático deste recurso.


                              ➤    SIMULADOR DE ILUMINAÇÃO


Outro exemplo de utilização de ferramentas on-line, foi a disponibilizada por um fabricante de tintas, que possibilita o experimento de cores, texturas e efeitos, tanto em espaços já existentes no próprio site, quanto através do carregamento da imagem do seu ambiente.
Acesse o link abaixo e use sua criatividade. Experimente!

                        ➤     SIMULADOR DE CORES


4 comentários: